A voz da diretora Cultural

Inovar nada mais é do que repensar e refazer com ousadia

Em 2012, quando fui convidada a participar da vice-presidência Sociocultural ocupando o posto de diretora cultural, fiquei bastante satisfeita e procurei estabelecer algumas diretrizes para desenvolver minha atuação para que o resultado fosse proveitoso aos associados da nossa ABM.

O Coral já atuava com muito brilhantismo levando o nome da nossa Associação a diferentes localidades. Sob o comando do maestro Féo apresentam-se em Encontros de Corais e, sempre que solicitados, comparecem com muita alegria abrilhantando os eventos da própria Associação. Cabe ressaltar a abnegação e dedicação deste grupo que custeiam pessoalmente todos seus deslocamentos, assim como as estadias quando necessárias. Destaque-se nosso agradecimento aos coordenadores do Coral: Brasil, Déa, Ilma. Constante e Delizete.

Quisimplementar, além das atividades já em curso, o novo, o diferente, para atrair uma maior participação por parte de moradores e buscar trazer os jovens para os eventos propostos com o cuidado de não provocar despesas para a ABM e muito menos para o associado. E conseguimos as duas coisas: implementar o novo com custo zero!

Perguntei como era a aceitação de algumas práticas as quais gostaria de trazer, tendo sido surpreendida pela informação que as atividades como palestras, workshop tinham pouquíssima frequência. Este fato, apesar de preocupante transmutou-se em desafio e comecei a pensar em como reverte-lo.

Com ajuda do Jorge Souto, associado residente do Costa Blanca, conseguimos estabelecer os primeiros contatos com o Sebrae com quem firmamos sólida parceria que já se desenvolve há cerca de 2 anos e meio. Esta foi tão satisfatória que nos motivou a buscar outras parcerias no Sistema “S” (1) já que além de uma gama extensa de Cursos e Atividades variadas não demandariam custo financeiros para a ABM e pelo contrário trazendo bolsas e descontos para associados/dependentes e empregados, certamente agregam valor ao Currículo dos interessados. Há cerca de 1 ano e meio fechamos parceria com oSenac, nosso vizinho da Av. Prefeito Dulcídio Cardoso. Em seguida, trouxemos oSESI e mais recentemente tivemos reunião buscando estabelecer estreitamento de relações com a Cidade das Artes.

Com relação ao Sebrae, inúmeros cursos sobre Empreendedor individual foram ministrados bem como todos os complementares que orientavam aos aspirantes do Empreendedorismo. Mensalmente, como é amplamente anunciado, temos a palestra sobre o EMPRETEC (2) e a partir desta, o associado que comparecer e for aprovado em entrevista no Sebrae habilita-se a concorrer a uma bolsa integral no valor de R$ 2.000,00 que nos é ofertada. Inúmeros associados já se beneficiaram e já deram seus depoimentos agradecendo a ABMa oportunidade.

O Senac traz, sempre palestras sobre Moda, Etiqueta, Gastronomia ,Eventos e  vários workshop inclusive, com degustação, tendo sido total sucesso o de Cervejas Especiais e o de Azeite, além de oferecerem um desconto de 50% em seus cursos para os associados e empregados da ABM.

O SESI, além de oferecer desconto em quase todos os eventos os quais informamos em nosso Portal, vão realizar no próximo dia 09/11/14 o 2º SESI no BOSQUEque, sem dúvida, a exemplo do primeiro trará aos associados uma manhã de entretenimento e alegria com as várias atividades infantis como teatro e malabares, finalizando com um show da MPB com a apresentação de Haroldo Costa.

Aliás, um bom canal de informação da ABM é o nosso Portal e o semanário ‘Ao Pé do Ouvido’ que nos mantém atualizados com todos os eventos e programações.

Destaque-se a boa relação com a diretora Social Srª Janete Martins sob o comando preciso do nosso vice-presidente Sociocultural Carlos Afonso numa administração participativa.

Temos observado então uma transmutação e uma afluência bem mais significativa aos eventos, palestras, o que nos faz acreditar que estejamos no caminho certo na busca por uma cultura não apenas de entretenimento, mas também de resultados.

(1) SISTEMA “S” - forte aliado do empresário na capacitação de trabalhadores e aperfeiçoamento profissional. Qualificar e promover o bem-estar social e disponibilizar uma boa educação profissional é a finalidade do Sistema “S”, que conta com 11 instituições, entre elas Sebrae, SESI, Senac, Senai e Sescoop.

(2) EMPRETEC é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 30 países. No Brasil, o EMPRETEC é realizado exclusivamente pelo Sebrae.