Obras irregulares - ligue 1746

Você sabia? O 1746 vai às ruas diariamente para verificar cumprimento de serviços

O que muita gente não sabe a respeito do 1746 é que o seu trabalho não se restringe ao recebimento, registro e resposta às mais de mil solicitações disponibilizadas pelo atendimento. De olho nos pedidos mais frequentes e nas respostas dadas pelos órgãos encarregados de executá-los, o atendimento vai a campo verificar se os serviços foram realizados adequadamente.

As vistorias são executadas por duas equipes, que saem às ruas diariamente em rondas diurnas e noturnas, determinadas por região. Os pontos são escolhidos no dia anterior, a partir da análise das demandas mais solicitadas e as equipes são formadas por ouvidores de diversas secretarias, divididos em escalas de seis horas. Cabe à vistoria registrar, em formulário próprio, as divergências encontradas, fotografar o local da ocorrência, o equipamento e o objeto da fiscalização. Estão na mira deste controle de qualidade as secretarias e órgãos mais demandados: Conservação, Ordem Pública. Comlurb, Rioluz e CET-Rio.

Como o atendimento às demandas do 1746 é critério para o atendimento de boa parte das metas das secretarias, as falhas identificadas poderão ser revertidas na perda de pontos cruciais para a gratificação paga pela Prefeitura do Rio aos servidores. Portanto, fechar serviço como solucionado sem que ele tenha sido feito ou alegar impossibilidade de atendimento quando ele for possível terá um reflexo direto na avaliação de desempenho do órgão.

Na prefeitura há 28 anos, a ouvidora da Rioluz Tamara Ridolph integra a equipe desde o inicio do serviço, em 2013. Para ela, além de garantir melhorias no cumprimento dos chamados, as vistorias de conformidade aperfeiçoam a comunicação entre a prefeitura e o cidadão. “Podemos ver de perto os problemas, e enxergar a cidade como os olhos do cidadão”, define.

Ela frisa que o trabalho de campo tem a vantagem adicional, para os ouvidores, de verificar dificuldades enfrentadas pelos órgão no atendimento da demanda. “Há dificuldades de acesso, de endereço errado”, cita, salientando a importância de vivenciar a rotina de quem presta os serviços.  O resultado da vistoria, diz, é convertido em informações que ajudam a orientar o trabalho do órgão. “O fato da conformidade ser requisito para o cumprimento das metas do Acordo Resultados eleva a preocupação para a busca da satisfação do cidadão, que também é uma meta”, enfatiza.