A missão é extensa, longa... missão comprida

Ricardo Magalhães, Presidente da ABM

 

Pois é, gostaria de poder afirmar: MISSÃO CUMPRIDA. Mas as tarefas são inúmeras, daí afirmarmos: MISSÃO COMPRIDA, longa, extensa.

Ainda na edição de maio de 2013 do Jornal da ABM citamos a eleição de nossa chapa – Dedicação e Transparência - e iniciei agradecendo a confiança que nos foi creditada. Disse mais: “Procurarei retribuir com meu trabalho e comprometimento!” Aliado ao trabalho e comprometimento juntamos a responsabilidade e os associados voluntários da diretoria, para trabalharem numa administração participativa e descontraída em benefício da nossa ABM.

CONQUISTAS

Algumas conquistas foram obtidas e destacamos, por exemplo, a confirmação da participação da ABM na sociedade: ficamos entre as “25 empresas visitadas no ciclo de 2013” que competiram no Prêmio de Qualidade da Pequena e Média Empresa – MPE – que é realizado por empresas e grupos do SEBRAE, FNQ, MBC,e GERDAU e que contou com cerca de 3.000 empresas participantes. Como primeira participação foi uma vitória retumbante. Uma conquista dos associados, empregados e diretores.

Legalizar as três áreas ocupadas pela ABM colocando em plantas os projetos em auto-cad - Sede Afonso Arinos de Melo Franco, Canal – Pref. Dulcídio Cardoso e Rua Jornalista Henrique Cordeiro - foi uma difícil e inesperada tarefa da qual só tomamos conhecimento em fins de julho de 2013 quando buscamos iniciar os trabalhos. Somente após cumprirmos todas as etapas relacionadas ao processo é que poderíamos iniciar quaisquer obras em nossas áreas. Foi dura e longa a luta! Finalmente, em janeiro de 2014 conseguimos efetuar esta legalização e, agora sim, podemos executar obras sem riscos de multas.

Naquele momento, como divulgado, fortes chuvas acompanhadas de ventos, em 16 de janeiro, provocaram acidente com o telhado e cobertura do salão da Sede que os arriaram cerca de 40 cm. Grande esforço, técnico e financeiro, de toda a diretoria permitiu que recuperássemos o telhado e a cobertura, e realizássemos o Baile de Carnaval Infantil, que foi comprovadamente, mais um sucesso!

A licitação para reforma e reparos da Sala de Recreação da Rua Jornalista Henrique Cordeiro foi encaminhada para os síndicos e está distribuída.

RESULTADOS EM DESTAQUE

Hoje olhando os meses que passamos, relendo relatórios, Jornais da ABM e o semanário eletrônico “Ao Pé do Ouvido” podemos dizer que muito fizemos, mas, pela dinâmica que a ABM vive, em constante movimento diário também posso afirmar: temos ainda muito a fazer!

A continuidade das atividades sociais e esportivas, como a Bosque Solidário, Coral da ABM, Grupo da 3ª Idade, sueca, dança de salão, feira de adoção de animais, hidroginástica, natação, futebol em diversas categorias, tênis, vôlei, yoga, basquete, judô, karatê, jiu-jitsu e aikidô.

Conquistamos o 1ºlugar no “Campo de Pelada da Barra da Tijuca”, promovido pelo jornal O GLOBO, e ficamos como 2º entre os melhores da cidade do Rio de Janeiro.

Em novembro de 2013 recebemos uma equipe da prefeitura, destacando o chefe da Casa Civil, Pedro Paulo, e o subprefeito da Barra da Tijuca, Tiago Mohamed. Na ocasião foram entregues nossos pleitos sobre segurança e manutenção dá área. Foram compromissados os atendimentos e os resultados podem ser comprovados por todos nós: podas de árvores, iluminação, tapa buracos, Guarda Municipal etc.

Na palestra sobre segurança realizada em 22 de março, pudemos contar com as seguintes presenças: Dr. Mario Luiz (delegado da 16ª DP), major Carlos - 31º BPM (chefe da P3), Tenente Coronel Amaral (comandante do 23º BPM / antigo 31º e morador da região) que foi homenageado, Inspetor Idnei (Guarda Municipal - 4ª IGM), Thiago Mohamed (subprefeito da Barra), Thiago Balzana (administrador regional da Barra), coronel Antônio Couto (Projeto de Inteligência nos sistemas da área do 31º BPM), Cleo Pagliosa (vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra e do 31º Conselho Comunitário de Segurança) que abordaram francamente a temática da segurança em nosso entorno e na cidade do Rio de Janeiro como um todo. Num segundo momento, no dia 2 de abril fomos contemplados com a presença do secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, que veio proferir palestra Mobilidade Urbana na cidade e Barra da Tijuca. Estas presenças ilustres servem para demonstrar o quanto a ABM é hoje considerada junto ao poder público. Crescemos mais ainda!

NOSSO TRABALHO

Trabalhamos na busca de executar tudo que estava em nosso plano de ação tais como: podas das árvores, retirada de população de ruas, iluminação, baias, coleta domiciliar de lixo, segurança, trânsito, retorno da Guarda Municipal, ocupação da cabine da PM, atividades sociais, esportivas, Jornal da ABM etc. Não fizemos tudo que queríamos, reconhecemos, mas saibam, fizemos tudo que nos foi possível e permitido no tempo que pareceu “voar” nestes 12 meses.

Se reconhecermos que temos muito a fazer não posso esquecer que o executado nesta gestão, não teria sido possível sem a participação ativa dos vices presidentes, assessores, diretores, coordenadores, colaboradores, empregados, terceirizados e, é claro, aos associados, a razão de existir a ABM.