Extensão da Linha 4 do Metrô

A EXTENSÃO DA LINHA 4 DO METRÔ ENTRE O JARDIM OCEÂNICO AO TERMINAL ALVORADA

MOBILIDADE DO TRÂNSITO NA BARRA

Membros da Diretoria da ABM estiveram presentes no debate sobre o tema: Solução viária para o Trânsito na Barra da Tijuca que ocorreu na Câmara Comunitária da Barra, na última quinta feira (09/01). Compareceram o Vice Governador Pezão, o Secretário Municipal da Casa Civil Pedro Paulo, além do sub Prefeito da Barra da Tijuca Sr. Tiago Mohamed, entre outros representantes do Poder Público.

Abraçando a causa do Metrô até a Alvorada o Presidente da casa, Sr. Delair, esclareceu que apesar de escutar as alternativas que serão apresentadas, todas as entidades representativas da Barra da Tijuca, querem o Metrô até a Alvorada, e por este objetivo vão continuar a luta.

Agradeceu a todas as Associações e Condomínios que contribuíram, financeiramente, para o lançamento da campanha com o apoio na confecção de faixas, adesivos e prospectos da campanha. 

O Sr. Delair, entregou duas correspondências endereçadas ao Poder Público Estadual e Municipal, onde foram signatários representantes de entidades representativas da Barra, inclusive assinadas por representante da ABM, que seguem na integra:

Ao Governador foi encaminhada REIVINDICAÇÃO DO METRÔ ATÉ ALVORADA: A comunidade da Barra da Tijuca, definiu ser prioritário para os problemas da mobilidade do Trânsito, A EXTENSÃO DA LINHA 4 DO METRÔ ENTRE O JARDIM OCEÂNICO AO TERMINAL ALVORADA. Por este motivo reivindica ao Governo do Estado, os imediatos procedimentos licitatórios e elaboração dos projetos executivos desta obra que trará ganhos consideráveis de qualidade de vida e ambientais para toda a região. O Terminal Alvorada já está consolidado com todo o seu sistema de chegadas e partidas do público passageiro do sistema rodoviário ligando a Zona Oeste, Baixada de Jacarepaguá e Zona Norte, e por este motivo não há nenhuma lógica transformar o jardim Oceânico em um novo Terminal Rodoviário, sobrecarregando ainda mais o trânsito no referido percurso no trecho da Av. das Américas.

Ao Sr. Prefeito foram encaminhados os seguinte pleitos: Os moradores da Barra da Tijuca, definiram como prioridade para os problemas de mobilidade do trânsito as seguintes reivindicações de obrigações municipais: a) Execução das obras dos prometidos Mergulhões sobre a Av. das Américas nos pontos próximo ao Km 1 e ao Barra shopping; b)Conclusão da abertura da Av. Via Park, margeando a Lagoa da Tijuca, ligando o Condado de Cascais até a Vila do Pan; c) Conclusão da abertura total da Av. Dulcídio Cardoso, margeando o canal de Marapendi; d) Execução da Ponte na Av. Felicíssimo Cardoso, ligando Av. das Américas à Av. Lúcio Costa; e) Redefinição das Linhas Intermunicipais, eliminando a circulação pela Av. das Américas até o Downtown, mantendo seus pontos finais no Terminal Alvorada, e f) Conclusão dos estudos para o Transporte Hidroviário no sistema Lagunar da Baixada de Jacarepaguá.

A execução das reivindicações acima, com toda certeza poderá tranquilamente alimentar através de sistema modal, toda demanda de passageiros entre o terminal Alvorada e o Terminal do Metrô no Jardim Oceânico, enquanto o Governo do estado planeja e executa a reivindicada ampliação da Linha 4 até ao terminal Alvorada, onde se interligará a todo sistema rodoviário ali já consolidado.

O Secretário Municipal Pedro Paulo apresentou o Projeto do BRT que vai fazer a ligação do Jardim Oceânico até Alvorada. Serão 7 estações distribuídas ao longo deste trecho e que vai tirar 80% dos ônibus que circulam nessas vias. O Vice Governador Pezão prometeu até o final desse Governo deixar Projeto para execução do Metrô, com Licença Ambiental, que vai ligar o Jardim Oceânico até o Recreio.

Ricardo Magalhães - Presidente da ABM