Rodrigo Monteiro

Rodrigo 2

Impressionismo de praia

Rodrigo Monteiro, pincéis e tintas da Barra da Tijuca

Texto e Fotos – Sergio Lima Nascimento

Com o “nascer do sol”, inicia o movimento Impressionista na França através do quadro “Impressão” de Claude Monet de 1872. Fugindo de fazer um retrato fiel da realidade e pintando ao ar livre, combinando cores, leva-se luz à pintura, através de pinceladas soltas, mudando a óptica do pintor e do público ao apreciar esta nova etérea proposta. Os quadros impressionistas são como sonhos, uma visão da alma de como nosso mundo ainda pode ser um paraíso.

Como uma arte puxa outra, este movimento na pintura levou a mesma alcunha de impressionistas às músicas compostas por Claude Debussy, Paul Dukas e Maurice Ravel, onde não era o drama exacerbado de longas peças do Romantismo do século XIX, em tons maiores e menores com evoluções melódicas e harmônicas determinísticas, mas outras buscas sonoras que o caracterizavam. Em vez de longas obras, peças curtas. E as melodias não eram tão complexas onde se construía a harmonia, mas frases simples, repetidas, dentro de acordes de 7ª, 11ª e 13ª, causando a impressão de voar sobre a melodia. Conhecem algo parecido por perto?

“Ouve aqui esse sambinha feito de uma nota só, outras notas vão entrar mas a base é uma só... Quanta gente por aí que fala, fala e não diz nada... Já me utilizei de toda a escala e sobrou nada...” Pois é, Debussy foi a maior influência de Tom Jobim, diferentemente do que muitos críticos mal informados acham que foi o jazz, afinal Debussy também influenciou o jazz, como a Bill Evans. E como Mr. Jobim se inspirou na Garota e em Ipanema para criar sua bossa nova impressionista, vem agora nosso vizinho Rodrigo Monteiro fazer o caminho de volta e levar aos amantes dos mestres franceses as imagens desta nossa Barra da Tijuca impressionante, oooops... impressionista.

Quando este jornal estiver chegando às mãos dos leitores, serão os últimos dias de uma exposição no CCBB “Impressionismo, Paris e Modernidade” do Museu d´Orsay. Foram milhares de pessoas em filas quilométricas varando a madrugada para degustar os grandes mestres... e nós aqui pertinho de um genuíno barratijucano impressionista e nem nos damos conta.

Rodrigo começou desenhando quadrinhos de forma auto-didata e iniciou suas pinceladas em 2002/2003 em cursos no Centro Cultural da Estácio da Barra com Gustavo Mutran e depois no atelier Sousa Rodrigues. Foram seis anos de desenvolvimento de sua técnica de pintura aonde chegou a reproduzir quadros clássicos do barroco Velázquez ao impressionista Renoir. Buscando estilo próprio, só veio a se profissionalizar em 2008. Foi pioneiro em retratar a Barra da Tijuca sob esta técnica. Como ele diz “é um grande prazer criar dentro do impressionismo e o pintor Virgílio Dias é minha grande inspiração. Não pinto os bares da Barra, mas seus instantâneos da praia, da natureza. Meu quadro mais importante é chamado “Posto 5”. Seus quadros mostram os contrapontos de barcos de pescadores e fileiras de arranha-céus, ou quiosques e crianças na areia. Fez por encomenda o quartel do Corpo de Bombeiros do quebra-mar para nosso famoso e querido vizinho Coronel Marcos Silva, herói do Palace II, orgulho de nossa comunidade. “É uma linda obra que valoriza muito minha sala de visitas” fala mais este fã de Rodrigo.

Apesar de santista, pode-se dizer que Rodrigo é um pintor não apenas carioca mas barratijucano, pois foi aqui que ele iniciou seus estudos e é daqui que vem sua maior inspiração. Além dos quadros expostos neste artigo, podem-se apreciar outros trabalhos em nosso portal, inclusive seus estudos sobre quadros de outros pintores. Rodrigo também dá aulas de pintura e desenvolve design de marcas e identidade visual. Quem desejar conhecê-lo melhor confira:

site: http://aartedemonteiro.blogspot.com.br/

e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

tel:(21)8736-0950

  • Africana-reproducao
  • BarcosPescadores
  • Capa Vogue
  • Garota de Ipanema - 2009
  • Girassol
  • PraiaPepe
  • QuartelBombeirosBarra
  • Renoir - reproducao
  • Rodrigo 1
  • Rodrigo 2
  • Vaso de Flores
  • VelazquezReproducao1
  • detalhe

Simple Image Gallery Extended