Breve histórico do Coral ABM

A ABM - Associação Bosque Marapendi, com sede na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, foi fundada em 28 de abril de 1997 e tem como um dos principais objetivos promover a integração de seus associados, principalmente, no tocante às atividades socioculturais e esportivas.

Nesse contexto, em março de 2006, surgiu o Coral ABM, o qual, desde 13 de março de 2007, encontra-se sob direção e regência do maestro José Vallone Féo, que desenvolve o Canto Polifônico à Capella e, também, dedica-se à teoria musical e preparação vocal com ensinamentos de prática respiratória, postura, vocalize e higienização.

O Canto Coral é o movimento musical mais antigo dentro da modalidade dos agentes sonoros coletivos. É um tipo de música escrita e arranjada, especificamente, para as vozes dos coristas, que são os vocalistas de um grupo coral. No Brasil, o Canto Coral é muito difundido e valorizado, tendo sido alavancado por músicos consagrados como Villa-Lobos e seu canto orfeônico nas escolas. Atualmente, o canto coral pode ser evidenciado nas comunidades, escolas, igrejas, associações e clubes, muitos deles corno reflexo dos programas de incentivos socioculturais de seus agentes.

O Coral ABM pertence ao grupo coral tradicional a quatro vozes, aquele que é constituído de sopranos, contraltos, tenores e baixos. Atualmente contamos, aproximadamente, com 60 coralistas. Nosso estilo é o à Cappella. A expressão à Cappella refere-se ao tipo de música vocal com ausência de acompanhamento musical. Para se conhecer a extensão vocal, basta procurar um bom maestro e solicitar um teste vocal.

O Coral ABM vem fazendo-se presente nos principais eventos e comemorações da nossa Associação. Prestigia e colabora com todas as suas iniciativas em prol da comunidade, corno, por exemplo, a abertura do ECOBOSQUE-2009 e 2010, o Viradão Carioca e o Dia Mundial do Meio Ambiente, entre outros. Vem participando de apresentações diversas, como por exemplo, Città América (2008/2009/2012) e Encontros de Corais, no âmbito da cidade do- Rio de Janeiro.

Anualmente realizamos em nossa associação (dois) Encontros de Corais, um no primeiro semestre e outro no segundo. Participamos de vários Encontros-e- Festivais de Corais a nível nacional, estadual e municipal. Podemos citar “O Canta Brasil” em São Lourenço e Caxambu, Ameride em São Lourenço, Festivais de Cambuquira, Conservatória e São João D’el Rei, Forte de Copacabana, Museu do Exército, Colégio Pedro lI, Riviera, Câmara Comunitária e Città América, entre outros.